Voluntários estão sendo recrutandos para participarem de uma pesquisa clínica sobre depressão em Blumenau e no Vale do Itajaí. O Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-IPq-USP) em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Saúde Mental (NUPE) de Blumenau desenvolveram o Projeto KETAMIM. A pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Marco Aurélio Cigognini tem a intenção de comparar a eficácia do tratamento convencional versus um novo antidepressivo com ação rápida e de uso intramuscular para depressão resistente. Para participarem da pesquisa, os voluntários devem ter recebido diagnóstico de depressão e, após ter tomado pelo menos dois antidepressivos diferentes, continuarem com sintomas da doença. Uma equipe de 15 pesquisadores de Blumenau e de São Paulo estão envolvidos no projeto, entre farmacêuticos, enfermeiros, psiquiatras e psicólogos. “Essa pesquisa significa um avanço importante para a saúde mental no Vale do Itajaí, pois representa o aprofundamento do conhecimento nesse campo em nossa região, aponta o coordenador do projeto
Vantagens para os voluntários:
Quem for voluntário terá benefícios como a melhor elucidação diagnóstica da doença, esclarecimento de aspectos que envolvem o impacto na qualidade de vida e na cognição e ainda, se beneficiarão recebendo tanto o tratamento experimental ou o convencional. Essas pessoas também vão contribuir com o desenvolvimento da ciência sobre a depressão e o tratamento da doença. Além disso, os voluntários terão a supervisão e assistência médica e psicológica contínua ao longo do estudo. Todos os aspectos são explicados ao participante. A pesquisa segue padrões internacionais de ética e de desenvolvimento.
Quem pode participar:
Para participar da pesquisa, os voluntários precisam preencher os seguintes requisitos:
Os participantes não terão nenhum custo pelos atendimentos e nem pelos procedimentos relacionados à pesquisa. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail: marco.cigognini@usp.br.
O Instituto CLAVE agradeçe profundamente a todos pelo trabalho cooperativo. Seguem-se semanas desde nossa iniciativa de tomar medidas protetivas para a comunidade, clientes e equipes em relação ao COVID-19. Temos mantido o atendimento direto e ininterrupto de nossos pacientes. A superação desse delicado momento ocorre sem comprometer nosso trabalho. As dificuldades iniciais vão sendo superadas diuturnamente com o trabalho em equipe.
Saiba mais
No dia 25/10/2019 o psiquiatra Marco Aurélio Cigognini realizou apresentação na Reunião Científica do Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O tema da exposição foi CETAMINA: PESQUISAS & PRÁTICAS.
Saiba mais