01/11/2019

Psiquiatra de Blumenau apresenta tema em São Paulo

No dia 25/10/2019 o psiquiatra Marco Aurélio Cigognini realizou apresentação na Reunião Científica do Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O tema da exposição foi CETAMINA: PESQUISAS & PRÁTICAS.

A cetamina é conhecida como um medicamento subanestésico que vem revolucionando a compreensão e o tratamento das depressões no mundo inteiro e, pesquisas sobre ela, nesse campo, datam aproximadamente de duas décadas. O médico expôs as dificuldades atuais para recuperação daquelas pessoas que apresentam fraca resposta as intervenções tradicionais (chamadas de depressões resistentes) e que a cetamina representa um tratamento complementar promissor para aqueles indivíduos que tem indicação adequada.

Tem sido usada de forma experimental (off label) no mundo inteiro pela via intravenosa. Uma característica peculiar desse tipo de tratamento é a melhora rápida dos sintomas depressivos e também no risco de suicídio. Estudos têm sido desenvolvidos para a utilização de outras vias que sejam mais seguras, acessíveis e com menos efeitos colaterais.

Mais destaques

20/04/2020

Instituto CLAVE X COVID-19

O Instituto CLAVE agradeçe profundamente a todos pelo trabalho cooperativo. Seguem-se semanas desde nossa iniciativa de tomar medidas protetivas para a comunidade, clientes e equipes em relação ao COVID-19. Temos mantido o atendimento direto e ininterrupto de nossos pacientes. A superação desse delicado momento ocorre sem comprometer nosso trabalho. As dificuldades iniciais vão sendo superadas diuturnamente com o trabalho em equipe. 

 

mais Saiba mais
09/12/2019

Tratamento ultra-rápido para depressão

Voluntários estão sendo recrutandos para participarem de uma pesquisa clínica sobre depressão em Blumenau e no Vale do Itajaí. O Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-IPq-USP) em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Saúde Mental (NUPE) de Blumenau desenvolveram o Projeto KETAMIM. A pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Marco Aurélio Cigognini tem a intenção de comparar a eficácia do tratamento convencional versus um novo antidepressivo com ação rápida e de uso intramuscular para depressão resistente. Para participarem da pesquisa, os voluntários devem ter recebido diagnóstico de depressão e, após ter tomado pelo menos dois antidepressivos diferentes, continuarem com sintomas da doença.

Uma equipe de 15 pesquisadores de Blumenau e de São Paulo estão envolvidos no projeto, entre farmacêuticos, enfermeiros, psiquiatras e psicólogos. “Essa pesquisa significa um avanço importante para a saúde mental no Vale do Itajaí, pois representa o aprofundamento do conhecimento nesse campo em nossa região, aponta o coordenador do projeto

mais Saiba mais